segunda-feira, outubro 31, 2005

Dois Momentos do Fim de Semana

Primeiro Momento

Em São Paulo, garoa. Me dirijo ao Cinesesc pra pegar uma sessão da Mostra de Cinema. Depois de comprar o ingresso, resolvo comer um queijo quente no boteco da frente. Três caras conversam sobre propaganda. Um dizia que o Zeca (Pagodinho) tinha acabado com a imagem da Nova Schinn. Os outros concordavam. Um outro cara, sentava no canto direito do bar e tomava sua cerveja sozinho. Conversava com o funcionário. Um outro, com uma cara deprimente, sentado na mesa do lado esquerdo e encostado na parede, também tomava uma cerveja. Meu misto quente chegou e comecei a comê-lo. Um cara entra correndo no boteco, por causa da chuva. Pede uma 51 e um Derby. O atendente enche mais da metade de um copo americano com a pinga. O cara toma num gole só e meu queixo cai. Antes de chegar o cigarro, ele pede outra, manda pra dentro, pega o Derby e sai correndo na chuva. E por incrível que pareça, numa linha reta. Como pode?

Segundo Momento

Fim de domingo e fui na Decathlon comprar um capacete para escalada. O caixa demora. Quando chego, acontece a seguinte conversa entre eu, o caixa e o Boca:
AT - Boa tarde!
FC - Boa tarde!
AT - Tudo bem?
FC - Tudo bem!
AT - Como foi a semana?
Me pergunto: O que? e respondo:
FC - Não muito boa.
AT - Mas por que?
Penso em responder que não interessa.
FC - Seilá, trabalho.
AT - Só isso senhor?
FC - Só.
AT - Como vai pagar?
FC - Cartão de crédito. Não precisa de sacola.
AT - Como?
FC - Não quero sacola.
AT - Mas tenho que colocar numa sacola, senão meu chefe me manda embora.
FC - Sacola polui.
AT - Se jogar no lixo não!
BO - Polui mesmo assim porque demora anos pra se desmanchar.
AT - Mas é só jogar no lixo.
BO - Não é biodegradável!
AT - Não é o que?
BO - Nada.
FC - Então tá, me dá a sacola.
O Boca passa as coisa dele.
FC - Pode colocar na mesma sacola.
AT - Não, vou dar um presente pra ele.
O topeira coloca numa outra sacola.
FC - Falei pra colocar na mesma sacola. Já disse que isso polui!
BO - Não preciso dessa sacola.
Tiro tudo da sacola e coloco na minha. Jogo a sacola pro atendente.
FC - Toma!
Vou embora e espero o Boca acabar de pagar na porta da loja.
Como pode ter gente tão sem noção nesse mundo? Falei que não queria a sacola!!!

2 comentários:

wicca disse...

eu sempre vou ao mercado com mochila. daí passo a compra e vou colocando tudo direto dentro da mochila, sem sacola. o povo sempre fica com aquele olhar estranho. daí, quando me questionam eu vou dizendo: ando de moto. sacola pra mim fica ruim. além disso, o que faço é ecologicamente correto (excluindo o fato de ir de moto ao mercado, rs).

Roger C. Rocha disse...

A primeira vez que cheguei no supermercado com uma sacola grande de feira e pedi para o empacotador não usar sacolas plásticas foi hilário.

"É muito mais prático e não machuca a mão. Especialmente se você mora num apartamento como eu." Caras de espanto...

Quando esqueço de deixá-la no carro, peço para usarem menos sacolas. Ainda não consegui convencer que usar somente uma sacola para garrafas PET já é suficiente.