segunda-feira, julho 18, 2005

Burocracias Americanas

Hoje fui no consulado americano buscar os passaportes da minha irmã, meu cunhado e meus sobrinhos. Cheguei uma hora antes pra não pegar "tanta" fila. Chegando lá, já estava lotado. Descobri que por sorte a minha fila era a menor. Fiquei lá, atrás de uma moça que não parava de pedir pro namorado comprar chocolate. Depois que ele trouxe um Chokito, ela sossegou. A moça de trás não largava do celular. Não reparei o que conversava, pois momentos antes eu tinha sacado meu livro pra ler. Ela disse que viajava ainda hoje pros States. Eu não prolonguei muito o assunto, voltei ao meu livro. Às duas horas o guarda começou a movimentar a fila. Um por um entrando no consulado, passando pelo detector de metais e também no raio-x. Na minha vez o primeiro segurança me perguntou: - Tem celular? - Tenho sim. - Então entrega pro segurança. - Tá. Entrei. Me senti no aeroporto. Lá dentro, mais dois seguranças. Um deles me perguntou novamente se eu tinha celular. - Tenho sim. - Deixa aqui então. - Tá. - O que tem aqui dentro? - Um livro, documetos e chaves. - Tem alarme? - Alarme? - É, chave com alarme de carro! - Tem também. - Então tira. - Tira? - Isso. - Tá... - Depois você retira na volta. - Tá bom! - E não esquece sua carteira. - Ah, brigado. Saí da sala e mais um segurança me abordou. - Pois não? - Vim retirar uns passaportes. - Ah, tudo bem. É por ordem de chegada. Tem esse pessoal todo na sua frente. Pode sentar aí. Confome a fila for andando, você vai mudando de lugar. - Tá, brigado. Sentei lá. A pessoa que veio depois de mim, foi abordada pelo mesmo segurança com o mesmo discurso. A seguinte também e assim foi... Pensei: Coitado, imagina repetir isso pra fila toda? Enquanto eu aguardava, passava Multishow, mas sem som. O som que tocava era terrível! "Bye, bye tristeza" da Sandra de Sá. Lembrei da Van! Por sorte não demorou pra chegar a minha vez. Peguei todos os passaportes, conferi os vistos e fiquei aliviado de poder ir embora. "Bye, bye consulado, não precisa voltar!!!"

Um comentário:

Anônimo disse...

"Eu não estou aqui pra sofrer...
Vou sentir saudade pra quê?
Quero ser feliz
Bye Bye tristeza..."