quarta-feira, fevereiro 22, 2006

O Rio de Janeiro continua lindo...


E cheio de ladrões também! A cidade maravilhosa ainda não conseguiu me conquistar. Tinha ido pra lá algumas vezes, mas era muito criança e nem lembrava mais. Já tenho um certo bloqueio ao Rio, mas dessa vez fui um pouco mais aberto. Acho as vistas aéreas que mostram na novela, nos postais, nos cartazes de turismo, uma maravilha, mas de perto não acho tudo isso. Copacabana é bonita, mas já vi praias melhores. Acho que o que fez o Rio ficar maravilhoso, foi a bossa nova. Tom Jobim cantava o Rio (e afins) de uma maneira que fez todo o resto do mundo acreditar que era maravilhosa. Também não vi nenhuma "coisa mais linda, mais cheia de graça" pelas ruas. Acho uma cidade bonita, mas seria melhor se não tivesse os cariocas. Com ar de malandro, tenho a impressão de que todos os eles querem passar a perna nos paulistas. No banheiro do shopping, o rapaz da limpeza começou a conversar com a gente. Depois pediu uma "caixinha" pra ajudar. O Boca deu algumas moedas que tinha. Ia dar R$ 1,00, mas o cara falou: "Um real não, me vê cinco reaixxx aí." Falei que não tinha. "Como não? Vi aí na sua carrrteira." Falei com sotaque bem paulista: "Isso é pra eu comer, mano!" Dei R$ 2,00 pro cara e fui embora. Depois, na praça de alimentação. Fui no Bob´s comprar um milkshake de Ovomaltine. O telefone toca depois de eu ter feito o pedido. A moça me dá o maquininha da senha e eu digito a errada. Falo pra ela e me faz cara feia. Digito de novo e tudo certo. A ligação termina e ela me entrega o milkshake. Branco como se fosse só de baunilha. Reclamei com ela e me disse que era daquele jeito. "Em São Paulo não é assim não, só se fosse de baunilha." Ela me fala que pra ficar mais escuro, teria que colocar uma concha extra de Ovomaltine e teria que pagar. "Mas tá branco, não tem Ovomaltine nenhum." Ela pega meu milkshake, coloca mais uma concha de Ovomaltine e me entrega, sem falar nada. Agora me digam, se fosse realmente daquele jeito, vcs acham que ela não cobraria pela concha extra de Ovomaltine? Sem contar o episódio do furto no show, que fiquei me sentindo um trouxa. É... O Rio ainda vai ter que se esforçar muito pra me conquistar!

2 comentários:

GOM disse...

E as cariocas?
Nem uma palavra delas?

Roger C. Rocha disse...

Também não morro de amores pelo Rio. Conheço uma família de cariocas mas não me sinto muito confortável perto deles. Já me disseram que os cariocas são aqueles que te convidam prá jantar em suas casas mas não dizem o endereço.

Assisti Jogo Subterrâneo. Um filme paulistano, sobre São Paulo que só funciona em São Paulo. Mas o protagonista é carioca. Sinto que não tem nada a ver.