Nessa época de câmeras digitais, fazer uma pinhole fica para os românticos. Fazer uma foto com uma lata de tinta é voltar ao passado. É descobrir o princípio dessa arte. Pintar a lata, fazer o furo nela, fazer um furinho no papel de alumínio com uma agulha, colar o alumínio na lata, criar o "botão de fazer click"... Tudo isso nos aproxima mais da nossa "câmera". Depois vem o segundo passo que é fotografar. Imaginar o enquadramento, usar tudo ao seu redor pra apoiar a lata, descobrir o melhor tempo... Aí vem a revelação. Hora de descobrir se o que você imaginou saiu no papel e se o tempo estava correto. Se saiu tudo certo, hora de positivar a foto. Teste de cinza pra achar o melhor tom. Achado, voltamos para o ampliador pra dar a luz à nossa filha. Ela não é nítida, não tem o contraste perfeito, tem as bordas brancas, mas é minha filha. E é por isso que gosto da pinhole, porque tem um envolvimento muito maior com apenas uma foto. Tem o elemento surpresa. Tem todo o cuidado na revelação. Não é só clicar e depois deletar. Pinhole é entregar flores, convidar prum cinema, sair pra jantar e aí sim dar o beijo tão esperado. Na digital você beija uma, se não gostou, joga fora e beija outra.
Minhas fotos e as dos outros alunos estão na exposição de auto-retratos no Sesc Pompéia.
quinta-feira, julho 14, 2005
Para os Românticos
Auto-retrato tirada no curso de Pinhole do Sesc Pompéia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Achei que você iria contar o episódio do rapaz atrapalhado, que chegou atrasado para a segunda aula, tropeçou na própria lata, abrindo-a e queimando o papel fotográfico que continha - segundo o mesmo - a melhor foto.
>>didi, didé, mussum, zacarias e CHAN!<<
Eu continuo esperando o senhor .. a me enciar a fazer aquela lata que compramos ..tsc tsc
Palloma
correção ...enSinar****
Palloma
gom, esse episodio era eu quem ia contar, no meu blog de costura, rs.
flavs, gostei da comparação... faço parte do grupo dos romanticos, mas... fica cada dia mais dificil preservar o romantismo quando peço fixador ilford e o pessoal de compras não encontra mais no mercado... :( ... é triste...
Postar um comentário